Centro Médico de Campinas, a história narrada em livro

Fruto de um meticuloso trabalho de pesquisa documental e entrevistas, o livro elaborado por José Pedro Soares Martins insere a trajetória do hospital no contexto da evolução histórica de Campinas e do mundo, e revela como os quarenta anos do Centro Médico de Campinas constituíram um notável exemplo da capacidade de empreendimento de uma cidade que se tornou um dos principais polos científicos e tecnológicos do país.

A necessidade vislumbrada por médicos formados no exterior de proporcionar saltos no atendimento à saúde em Campinas está na gênese da corajosa e ousada proposta de construção de um hospital de excelência para a cidade, na década de 1970. O nome fundamental deste pioneirismo é o Dr. John Lane, fundador do Centro Médico, ao lado do irmão Eduardo e outros médicos da Clínica Lane, estabelecida em Campinas.

O empreendimento, porém, não teria saído do papel sem o respaldo incomensurável da Robert Bosch do Brasil, que desejava promover uma ação social de impacto na cidade, conforme destaca em suas páginas a obra comemorativa às quatro décadas do Centro Médico.

Com esmerado acabamento em capa dura, caixa para embalagem e ricamente ilustrado, o livro tornou-se um requintado e diferenciado presente que o Centro Médico de Campinas orgulhosamente distribuiu aos convidados do evento comemorativo ao seu 40º aniversário, compartilhando desse modo a exemplar história de que como se tornou uma das principais referências médicas da região.

More from Memória Viva

Trajetória do Hemocentro da Unicamp foi tema de livro

Em 2010, o Hemocentro da Unicamp comemorou seu jubileu de prata com...
Read More