Largo do Carmo, a gênese

As texturas da República, as múltiplas camadas da República. O Largo do Carmo, onde nasce a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Matto Grosso, a 14 de julho de 1774, é uma síntese da vocação republicana da cidade. A República e suas contradições.

A primeira missa, celebrada pelo Frei Antônio de Pádua Teixeira, foi acompanhada dos casamentos de um neto do fundador, Francisco Barreto Leme, e de um casal de escravos. Casa Grande e Senzala no marco inicial de Campinas, criada por um bando (antecessor do atual decreto) que previa até o tamanho de suas ruas. Tonalidades iluministas na gênese, e se a tendência para o planejamento foi esquecida, essa é mais uma das singularidades, recorte do claro-escuro da República “à brasileira”.

140731_Pan 22_1600_Carmo

Na Matriz Velha, como a Igreja era conhecida, começou a florescer o gênio de Antônio Carlos Gomes. O filho de Maneco Músico e Fabiana, morta precocemente, teria carreira fulminante, sucesso no Rio de Janeiro e  Europa, sob as bênçãos de D.Pedro II. Com a República, vitoriosa em 1889, após movimento que teve campineiros na liderança, a carreira de Tonico entrou no ocaso, até a morte, em exílio interno, no Pará, em 1896.

140731_147_1600_Carmo

 

As ironias da história. Aquela mesma Matriz Velha, dois anos antes do falecimento, mergulhado na tristeza, do maior ícone cultural da cidade, teve como pároco o padre Landell de Moura, para muitos o inventor do rádio. E “O Guarani”, obra-prima de Carlos Gomes, é bom lembrar, abre todo dia o programa ouvido em cadeia nacional de rádio, a Voz do Brasil.

A sede do novo, a ousadia para superar fronteiras, refletidas no Largo do Carmo, onde hoje descansa o maestro, em monumento-túmulo defronte à Basílica. O Largo do Carmo é a perfeita tradução do drama republicano, das esperanças que gera, dos momentos brilhantes que produz, das promessas que não cumpre.

140731_Pan 20c_1600_Carmo

140731_Pan 21_1600_Carmo 140731_071_1600_Carmo

More from República de Campinas

Praça Carlos Gomes: tributo à criação

A celebração da criação, o tributo à ousadia. Situada entre as ruas...
Read More

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *