Avenida Orosimbo Maia: A Cidade Que Supera Desafios

Foto Martinho Caires

A avenida Orosimbo Maia, uma das principais vias de tráfego na região central de Campinas, é uma marca do potencial de superação de desafios da cidade, ao mesmo tempo que representa uma síntese dos dramas derivados do crescimento urbano exagerado.

O percurso da avenida segue o canal onde corria o Córrego do Barbosa, depois Córrego do Serafim, um dos cursos d’água que delimitaram geograficamente a região central e onde Campinas foi fundada, a 14 de julho de 1774, como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso.

Foto Martinho Caires

No final do século 19 a cidade enfrentou a tragédia da febre amarela, com surtos entre 1889 e 1897. Uma das consequências foi o empenho pelo saneamento e em certo momento Campinas teve o maior volume de esgoto tratado do país. O sanitarista Saturnino de Brito foi convocado e o antigo Córrego do Serafim se transformou no Canal do Saneamento. Nele foi instalado o primeiro filtro para tratamento de esgotos, no governo de Antonio Pinheiro de Ulhoa Cintra, o Barão de Jaguara.

A avenida Orosimbo Maia é do século 20. O nome é uma homenagem ao político que esteve por vários anos à frente da Prefeitura Municipal. Orosimbo Maia nasceu e morreu em Campinas (1861-1939). Era fazendeiro e grande empresário. Foi prefeito em três mandatos: 1908-1910, 1926-1930 e 1931-1932.

Foto Martinho Caires

Era o prefeito, portanto, no turbulento momento histórico caracterizado pelo movimento que levou Getúlio Vargas ao poder, o que gerou muita resistência, sobretudo no estado de São Paulo.

Grande empreendedor, foi um dos fundadores do Colégio Progresso Campineiro. Presidiu instituições como Associação Instituto Profissional “Bento Quirino”, Asilo dos Inválidos e Maternidade de Campinas.

A avenida é hoje uma das principais da região central, com fluxo intenso e ininterrupto de veículos. Um projeto de requalificação urbanística pretende transformar a via pública, que ainda sofre com enchentes, em polo de investimentos. A Orosimbo Maia é testemunha das mudanças na paisagem urbana e sempre lembra os saltos que a cidade precisa dar para alcançar um patamar mais próximo da qualidade de vida ideal.

Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
Foto Martinho Caires
More from República de Campinas

Centro de Convivência: desafio

Lugar de convívio, de exercício da democracia, de liberdade criativa. Erguido na...
Read More

1 Comment

  • Excelente matéria.A Av.Orozinbo Maia é parte importantíssima da história do saneamento da cidade. As imagens estão ótimas! Parabéns Martinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *