Trajetória do Hemocentro da Unicamp foi tema de livro

Em 2010, o Hemocentro da Unicamp comemorou seu jubileu de prata com a publicação de um livro que resgata, de forma agradável e envolvente, a trajetória daquela que é uma instituição de referência entre os centros de Hematologia e Hemoterapia do Brasil.

Capa do livro 25 anos em 5

Em 5 capítulos e artigos que resumem os acontecimentos mais expressivos dos 25 anos do Hemocentro, o livro, escrito por Paulo Cesar Nascimento, resgata a trajetória de um quarto de século da instituição por meio de pesquisa documental e entrevistas com personagens que ajudaram a transformar o Hemocentro da Unicamp em um modelo nacional de excelência em serviços e na formação de pesquisadores e profissionais especializados em Hematologia e Hemoterapia.

“Não tínhamos experiência em laboratórios de sorologia para serviços de hemoterapia – em um momento em que a epidemia do vírus HIV eclodia em todo o mundo – nem em imuno-hematologia, tanto de doadores como de pacientes, para atender de maneira segura nossas transfusões. Enfim, foi uma corrida para atender às expectativas da comunidade e às necessidades de nossos pacientes”, relata o Prof. Dr. Cármino Antonio de Souza, coordenador do Hemocentro à época do lançamento do livro.

Construção do HC Unicamp

Do começo difícil enfrentado por pioneiros que souberam vencer as limitações iniciais da implantação do órgão à consolidação de sua posição de liderança na área, a obra HEMOCENTRO DA UNICAMP, 25 ANOS EM 5 presta um tributo à coragem, ao esforço e à dedicação de docentes, funcionários e alunos de pós-graduação que atuaram na instituição em seus 25 anos.

More from Memória Viva

SOCIEDADE DE MEDICINA E CIRURGIA É A PRÓPRIA HISTÓRIA DA SAÚDE EM CAMPINAS

A fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), no...
Read More