O Projeto

República de Campinas, o site, é uma versão digital do livro do mesmo nome, lançado em 2015 em co-autoria de José Pedro Martins e Martinho Caires, como fruto de um projeto contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). O site irá ampliar as informações e reflexões suscitadas pelo livro, que destacou a vocação republicana de Campinas.

A República brasileira em suas contradições, configurada como território de busca do bem comum, dos direitos fundamentais do ser humano e, ao mesmo tempo, pontilhada por ilhas de privilégio, salpicada com manchas de arbítrio e exclusão.

Berço de alguns dos principais líderes do movimento republicano, vitorioso em 1889, pela força da economia cafeeira, Campinas mantém o seu brilho, a sua capacidade de reinvenção, toda vez que reitera e reafirma a ousadia de pensar o novo, a coragem para superar fronteiras políticas, culturais e tecnológicas.

No livro e neste site estão reunidos capítulos dessa trajetória republicana campineira. São edifícios, espaços públicos e episódios que ilustram uma história de fé na humanidade, de crença na capacidade de construir a justiça, a paz e a igualdade, a partir da arte, da política como exercício do bem comum, da ciência como ferramenta para a edificação de uma sociedade com qualidade de vida. Uma comunhão de sonhos e afetos.

Com o site, os idealizadores procuram dilatar as perspectivas sobre a história de Campinas, evidenciando não apenas os locais e edifícios, mas também os personagens, a vida cultural e social, a inclinação para a ciência e tecnologia, os múltiplos aspectos, enfim, que caracterizam a história local.

Um roteiro pela alma republicana de Campinas. Muitos outros fatos e momentos podem ser relembrados, muitos outros prédios e espaços históricos podem ser citados. Este é um pequeno itinerário, um convite para novas pesquisas, novas imersões no sonho republicano, que continua vivo, latejante, exuberante de fé e beleza.

 

Boa viagem!